AngaOS
Nosso sistema de Gestão
AngaOS é nosso sistema operacional que permite sentir tensões emergentes e causar mudanças significativas de forma confiável e distribuída. Foi criado a partir da inspiração por diversos sistemas de autogestão desenvolvidos ao longo do tempo, especialmente a Sociocracia 3.0 e a Holacracia. Inspirado, também, por práticas de organizações que admiramos, desenvolvemos nosso jeito de gerir, de forma a distribuir poder e confiança de forma pró-ativa.
Como funciona
Se o AngaOS é como um sistema operacional organizacional, os padrões são os processos e regras que permitem com que "aplicativos" sejam executados. Eles são fundamentados pelos princípios adotados pelo Grupo Anga e garantem o alinhamento de como certas atividades são realizadas de acordo com eles.
Os padrões garantem que o poder do AngaOS está presente no sistema. Dessa forma, evitamos a concentração de poder na mão de algumas pessoas. Todos tem o poder de causar mudanças significativas.
Existem seis elementos principais no AngaOS dos quais os demais processos e padrões derivam:
1.
Tensão
É a diferença entre a realidade atual e a realidade em potencial percebida. Quando percebemos uma diferença entre a realidade atual e uma realidade em potencial, sentimos naturalmente um incômodo. Esse incômodo pode ser tanto um problema quanto uma oportunidade. No AngaOS, esse incômodo, que chamamos de tensão, é utilizado como combustível para causar mudanças significativas.
4.
Acordos
São diretrizes compartilhadas sobre o porquê, como e quando agir, e o que especificamente é necessário, fazem com que a colaboração seja possível. No AngaOS os acordos são responsivos e evoluam continuamente.
5.
Governança
São processos utilizados para redesenhar a estrutura e para clarear responsabilidades e expectativas. No AngaOS, nossa estrutura não é fixa, e evolui à medida que interagimos com o ambiente a partir das tensões que percebemos.
3.
Papel
É um conjunto definido de domínios e responsabilidades que são assumidos intencionalmente por uma ou mais pessoas. Os papéis definem o campo de autoridade de uma ou mais pessoas, o que permite que ela possa agir e decidir com autonomia dentro de expectativas definidas pelo grupo. O trabalho de uma pessoa no Grupo é definido pelos papéis que ela ocupa.
6.
Operações
São processos utilizados para alinhar ações e, assim, alcançar resultados na estrutura existente. Como uma organização responsiva, prezamos pela transparência e agilidade. Usamos esses processos para tomar decisões do dia a dia, levando a autoridade para perto das informações.